TURISMO TEORIA GERAL
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO TURISMO
Questão 1Qual a definição do chamado “efeito multiplicador”? Dê um exemplo deste efeito que você conhece em termos de turismo. (3,5 pontos)
- É a relação entre o dinheiro que entra por conceito de turismo e sua repercussão final no PIB (Produto Interno Bruto). E o coeficiente dessa relação mede a quantidade de ingresso gerado por cada unidade de despesa turística.
Exemplificando: Quando um turista paga uma despesa que efetuou seja em um hotel, restaurante, atividade de lazer e etc esta receita gerada pelo turista tende a passar pelos diversos setores da economia, ela não fica na mão do hoteleiro ou do dono do restaurante que a recebe, vários setores ligados a bens e serviços necessários a assegurar as necessidades do turista são beneficiados. A riqueza gerada pelo turismo não se limita aos setores econômicos em contato direto com a demanda turística, as vias de produção, renda e investimentos são beneficiados pelo pagamento primitivo da despesa gerada pelo turista.
Exemplificando - “Na atividade de lazer (Voo livre) no qual eu participo, observo que só a presença do turista faz movimentar os segmentos de transporte, foto e imagem, bares e restaurantes, artesanato, comunicação social (relação publica/idiomas), que por sua vez, têm despesas com seus empregados e diversos outros profissionais, é um ciclo que movimenta desde a via de produção passando pela renda e recomeçando no investimento.” É o efeito provocado pelo gasto dos turistas, em bens e serviços consumidos na localidade visitada.
Questão 2Cite dois impactos econômicos positivos do turismo e explique-os. (3,0 pontos)
1. Aumento da renda do lugar visitado
- Aumento das receitas de quase todos os tipos de serviços, com um incremento direto na renda dos habitantes. Os gastos que os turistas provenientes de outras regiões efetuam nestas zonas representam entradas de recursos na economia local.
2. Geração de empregos
- Em todos os setores de