turismo rural
O texto “A procura do Turismo em Espaço Rural”, de Luís Silva, foi feito com uma base de dados sobre um estudo sobre o turismo em espaço rural em território continental (Portugal) em aldeias feito por:
- Entrevistas abertas;
- Trabalho de campo;
- Inquérito por questionário;
- Estudo de caso.
O Turismo Rural tem por objetivo permitir a todos um contato mais directo e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e família.
A procura deste tipo de Turismo é feita por habitantes da cidade, que deslocam-se ao campo afim de romper com o quotidiano e obter uma experiência, em busca de tranquilidade, natureza, tradição e autenticidade.
Hospedagem de Turismo em Espaço Rural Segundo o texto em estudo, em Portugal os locais mais comuns de hospedagem em Turismo em espaço rural são as casas apalaçadas, hotéis rurais, parques de campismo rurais e casas rústicas. Segundo o Decreto-Lei n° 54/2002-Portugal, os serviços de hospedagem, repartiu-se em sete categorias:
1. Turismo de Habitação
2. Turismo Rural
3. Turismo de Aldeia
4. Agro Turismo
5. Casas de Campo
6. Hotéis Rurais
7. Parques de Campismo
O crescimento da oferta é acompanhada por uma evolução similar ao nível da procura, entre 1986-2003 teve um crescimento médio anual de 14,9%; já em 2003 o Turismo em Espaço Rural registou cerca de 475 000 dormidas.
Características dos Hóspedes
- 40,5% da população que faz o Turismo em Espaço Rural e torna-se hóspede, tem uma idade compreendida entre 31-45 anos, sendo então bastante reduzido para os hóspedes de 60 ou mais anos que estános 5,5%.
- A maioria dos hóspedes, 56,3%, exercem profissões intelectuais e científicas, e a menos são os trabalhadores da produção com 3%.
Motivação Turística Uma vez já vistas as principais características do Turismo, é importante também entender o que