turismo religioso
O Programa Interinstitucional Pró-leitura UNIVILLE/PROLER está ligado à extensão universitária e objetiva através de ações leitoras provocar a consciência de que a leitura se constitui uma via para a construção de novos olhares sobre o mundo.
As sessões de leitura, denominadas Rodas de Leitura, programadas sistematicamente operam uma troca de experiências com o cruzamento de textos escritos lidos e textos construídos a partir deles ou de experiências de vidas.
Os encontros previamente programados iniciam com a leitura de um texto selecionado, após diagnósticos sobre o interesse temático do grupo, porque quando o texto faz sintonia com os interesses grupais provoca intercâmbios intergeracionais e culturais.
“Quem conta um conto aumenta um ponto”, pegar um texto, espelhar a história e fazer dela ponte de leitura é a justificativa da proposta Roda de Leitura para a Terceira Idade, pois criando uma ambiência favorável a recordar e descobrir ativa histórias populares e autorais, trabalha com resgate de memória e das histórias pessoais. A memória afetiva, para resgatar os sentimentos que nos constituem como indivíduos e que estão esquecidos. O afeto com o grande incentivo do intelecto. Mostra, também, a possibilidade de por intermédio de textos literários operar cruzamentos com outras áreas, além da literatura, tais como: história, geografia, sociologia, psicologia, etc. Cria um espaço de socialização efetiva e promotor de releituras de mundo, o que possibilita ao sujeito reconhecer-se e exercer-se como cidadão. A leitura guiada proporciona, portanto, a troca de conhecimento, a troca efetiva entre narrador e ouvinte, o que o livro por si só não dá conta. Oferece ainda o lúdico que serve para expressar sentimentos, pensamentos e idéias para lidar com conflitos interiores através de experiências já vivenciadas pelas personagens e ativadas na e pela leitura. Assim, a sistematização de ações