Turismo religioso - introduçao
O Turismo Religioso é um segmento que desloca milhares de turistas ao ano; turistas estes denominados fiéis ou peregrinos. São pessoas que partem em busca de experiências espirituais, que traduzam a sua fé estreitando sua relação com vossas respectivas Divindades Religiosas. Tendo em vista que a religião como personificação da fé desde o princípio fez parte da essência do homem, LLeida( ressalta alguns dos locais do mundo considerados sagrados, nos quais podemos notar onde há a pratica desta vertente Turística; são eles:
• Templo de Ammón, no Egito, é considerado a maior construção religiosa do mundo; • Lhasa, lugar de Deus e capital do Tibet, é a `Roma do Budismo lamaísta e sede do “papa” Dalai-Lama, o sumo sacerdote. • Meca é a cidade Santa do mundo árabe, berço de Maomé, onde a base econômica está no comércio resultante da grande movimentação dos peregrinos. Todos os muçulmanos esperam ir, em peregrinação, para a cidade santa da Arábia Saudita • Benarés, também chamada de Kasi, é a cidade sagrada da Índia. Lá existe um centro comercial muito importante devido à intensa visitação de peregrinos.
Um fato notório é que em todos os destinos mencionados por Lleida nota-se a interelação que há entre o Turismo e a Religião, decorrente ao fluxo constante de Turistas. Portanto, a atividade Turística tem a poder de interferir na economia local, nos costumes culturais, e muitas vezes auxiliando na manutenção do patrimônio dos locais de visitação, peregrinação.
Adentrando ao Cristianismo, podemos compreendê-lo como um dos grandes impulsionadores do Turismo Religioso, tendo em vista suas variadas peregrinações e sua significativa presença religiosa no Mundo. A Igreja Católica em Documentos Eclesiásticos da Conferência Mundial de Roma realizada no ano de 1960, volta seu olhar para atividade Turística religiosa/cultural, nascendo então o Pontificio consejo para la