Turismo em Guimarães
É sede de um município com 241,05 km² de área e 158 124 habitantes subdividido em 69 freguesias. É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes. Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. A Guimarães atual soube conciliar a história e consequente a manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, o que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, fatores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica.
Conhecer
Como Chegar Guimarães é um concelho composto por 69 freguesias, numa área de 242,32 km2, com cerca de 160.000 habitantes. Está situado a Noroeste de Portugal e dista, aproximadamente, 350 km de Lisboa e cerca de 50 km da cidade do Porto. Ferroviária A ligação ferroviária faz-se através da linha eletrificada, a partir da qual são estabelecidas várias ligações diretas e/ou não diretas entre vários destinos, e que permite que a deslocação entre Guimarães/Porto, e vice-versa que demora aproximadamente 60 minutos.
Aérea O aeroporto mais próximo de Guimarães é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que dista cerca de 50 km de Guimarães. De lá teriam que apanhar autocarro.
Rodoviária Existem várias empresas rodoviárias que efetuam ligações, diretas e/ou não diretas, entre qualquer ponto de Portugal e Guimarães. Utilizando a atual rede