turismo em Dois Irmãos
A Casa Kieling, como é conhecida, devido à família que a habitou de 1893 até 1985, teria sido construída por um Weinmann, de São Leopoldo, na primeira metade do século XIX. A tradição oral relata que, além de residência, o Weinmann teria instalado nela um armazém e uma padaria, que funcionavam em um anexo da casa. Por volta de 1845, a casa foi vendida a Nikolaus Schäffer, imigrante do Rheinland (1806 - 1892). A partir desse momento, a casa foi utilizada somente como residência e, mais tarde, passou para o filho de Nikolaus, o médico prático Georg Schäffer (1836-1918). Em 1918, Carlos Kieling (1868-1933), casado com Carolina Schäffer (1870-1954), adquiriu a casa e uma área de 42 hectares do seu sogro, Georg Schäffer, utilizando-a como residência. O porão servia como marcenaria. O sistema construtivo da casa é o enxaimel, trazido pelos imigrantes alemães. Atualmente esta casa representa um dos poucos exemplares, ainda íntegros, no perímetro urbano da cidade de Dois Irmãos. A casa permaneceu com os herdeiros Kieling até 1985, quando foi adquirida e restaurada pela Prefeitura para sediar o Museu Histórico Municipal, oficialmente instalado em 1989.
Neste espaço, ocorrem atividades que integram a comunidade ao Museu, através de um trabalho de resgate da identidade cultural e da valorização da história dos imigrantes alemães que, a partir de 1825, deram origem à cidade de Dois Irmãos. O Museu fica na Avenida São Miguel, 1658 - Centro.
PONTE DE PEDRA
A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, na estrada que ligava São Leopoldo à Serra. A construção tem características romanas, sendo o material empregado a pedra grês. O capitão Jacob Blauth era o responsável pela obra e Johannes Sauther era o mestre de obras. Loudwick Daniel Kurz era o fornecedor de pedra grês. Numa carroça, trazia as pedras, provavelmente das terras dos Stoffel. Essa ponte sempre foi um importante elo de ligação entre os moradores do