Turismo de Negócios
TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Teresópolis – RJ - 2013
Introdução:
A globalização da economia, o desenvolvimento da tecnologia e que teve como consequência o aprimoramento dos meios de transporte e de comunicação, entre outros fatores, facilitaram e incentivaram a movimentação turística mundial e, de modo especial, os deslocamentos para fins de conhecer, trocar informações, promover e gerar negócios. Configurando assim, um novo segmento da oferta do turismo, chamado Turismo de Negócios e Eventos.
Os deslocamentos realizados com finalidades comerciais e para participação em eventos ocorrem desde as antigas civilizações. Tornaram-se comuns a partir da Revolução Industrial, quando as viagens tomaram grande impulso, facilitadas principalmente pelo aprimoramento dos meios de transporte e de comunicação.
A formação de blocos econômicos e a globalização são alguns dos fatores que configuraram um movimento internacional para a efetivação de transações e relacionamentos de caráter comercial e a realização de eventos com finalidades e interesses diversos.
No Brasil, esse tipo de segmentação turística vem apresentando números elevados, resultado de expressivos investimentos em infraestrutura e equipamentos turísticos com a finalidade de promover a imagem do País no exterior e na crescente profissionalização dos serviços. Entretanto, para que esse segmento possa se consolidar no País, precisa haver ainda uma melhor estruturação e organização no que diz respeito à oferta de serviços de maior qualidade.
Conceitos:
Segundo o Ministério do Turismo, a segmentação de Negócios e Eventos possui a seguinte definição:
“Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.” (Marcos Conceituais –