turismo cultural em brasilia
Catetinho:
Construída em apenas dez dias, a estrutura simples de madeira, com dois andares, foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília. Recebeu o nome Catetinho em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração da nova Capital Federal. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), funciona como museu e tem mobília e objetos pessoais de JK do período da construção de Brasília.
Ponte Jk
Considerada pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania (EUA) a ponte mais bonita do mundo, a obra do arquiteto Alexandre Chan possui três belos arcos tensionados por cabos de aço que reproduzem o movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água. A ponte tem seis faixas de trânsito em vias com sentidos opostos, que ligam as regiões do Lago Sul, Paranoá, São Sebastião e Plano Piloto. Quem preferir apreciar a estrutura de perto e com calma, pode percorrer o trajeto a pé, na passarela usada por ciclistas e pedestres.
Banco central
O edifício chama a atenção por seu projeto arquitetônico inspirado no logotipo do Banco Central. Tem importante acervo com obras de pintores modernistas como Portinari, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral e Ajanira, que não está aberto para visitação. No BC está também o Museu dos Valores, que conserva cédulas, moedas, documentos, peças e curiosidades nacionais e internacionais, que revelam o valor monetário em seu contexto histórico.
Cine Brasília
Para comemorar a transferência da Capital da República para Brasília, em 1960, uma programação especial foi organizada. Entre outros eventos foi inaugurado o Cine Brasília, uma opção de lazer para os primeiros moradores da cidade. Desde sua criação, contava com uma plateia participativa, que mostrava com vaias e aplausos a sua opinião sobre os filmes exibidos. Atualmente o Cine Brasília é palco de um dos eventos mais importantes da capital, o