turismo cinegetico
Índice:
Definição de turismo cinegético; as vantagens do turismo cinegético …………………………………………………….………………………. Pág.1
O Alentejo: Região com potencial cinegético; os problemas; medidas para solucionar os problemas…………………………………………………Pág.2
Turismo cinegético na Península Ibérica: Espanha e o seu potencial e soluções para concorrer neste ramo turístico .……………………….……………Pág.3
O trabalho sobre o turismo cinegético no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa do curso de Turismo, Lazer e Património, é elaborado por André Pires e Ivan Kraiduba. O Turismo Cinegético é definido pela Organização Mundial de turismo (OMT) como a «actividade do viajante que visita uma localidade fora de seu entorno habitual, por um período superior a 24 horas e inferior a um ano, e com propósito principal diferente do exercício de actividade remunerada por entidades do local visitado, neste caso para a prática de caça». Apesar de este tipo de turismo ser pouco ético, tem muitas vantagens do ponto de vista económico e ecológico:
- Ajuda a aproveitar e controlar os recursos naturais, a sua dependência coloca em evidência a importância da protecção e controlo das espécies e do habitat em que se desenvolvem;
- Complementa a oferta turística, como qualquer prática turística complementa-se com outros tipos de turismo (balnear, termal, gastronómico, …) e também dinamiza a actividade turística nas alturas, do ponto de vista da sazonalidade, de menor ocupação.
- Origina a criação de emprego nas zonas rurais, este tipo de turismo realiza-se em zonas rurais, oferecendo assim oportunidades de trabalho a população rural, e deste modo coloca ao êxodo rural.
- Aumenta receitas no sector primário. A actividade cinegética representa uma alternativa para complementar as receitas do sector agro-pecuário, que se agravou pelo incremento da concorrência e pela perda de competitividade.
-Existência de alternativas mais humanas de ponto de vista ético. Ex: Turismo cinegético