Turbinas Aeronáuticas
Campus Leopoldina
Turbinas Aeronáuticas
Por
Lívia Pessamílio Soares
Murillo Cézar Pinto Coelho Neto
Túlio Lazaroni Sacchetto
Trabalho apresentado à disciplina
De Máquinas Térmicas e
Máquinas de Fluxo ao professor Saulo Lima, pelos alunos do segundo ano do curso de mecânica.
Leopoldina, 03 de fevereiro de 2014
Súmario
1. Introdução
Turbina é um equipamento construído para captar e converter energia mecânica e térmica contida em um fluido, em trabalho de eixo. Existem vários tipos de turbinas, entre elas, a turbina aeronáutica, utilizada para levantar os aviões.
2. Definição
Turbina aeronáutica têm o objetivo de gerar empuxo suficiente para acelerar um avião a uma velocidade suficiente que a força de levantamento sobre as asas, iguale ou supere o peso dele.
A tração tem a finalidade fundamental de vencer a resistência aerodinâmica que atua sobre o avião.
Ela é obtida graças a terceira lei de Newton: para cada ação cabe uma reação igual e contrária.
2.1 Princípio de operação
O ar que entra na turbina é "acelerado" por meio de uma reação química, de uma mistura entre o combustível e oxigênio, injetada na câmara, e uma ignição. Dessa forma, o ar sai a uma velocidade maior, gerando uma força que "empurra" o avião. Como a boca de saída da turbina é menor do que a boca de absorção do ar, com a explosão criada na mistura pela ignição, é gerada uma pressão. Essa pressão é o que ocasiona a força, que é diretamente proporcional à vazão de ar acelerado, e a diferença de velocidade dele entre a entrada e a saída da turbina.
As turbinas aeronáuticas tomam emprestado o termo turbina, embora ele não seja o mais apropriado. De fato, dentro de um motor aeronáutico, existe um ciclo Brayton (ciclo termodinâmico ideal para o estudo de turbinas a gás) completo, o que inclui um compressor, uma câmara de