Turbina eólica de eixo vertical
2013
Introdução
Neste capítulo fala-se da importância das energias renováveis na sociedade actual e faz-se referência aos diferentes tipos de turbinas eólicas de eixo vertical utilizadas para o aproveitamento da energia eólica, discutindo-se também o funcionamento das turbinas eólicas de eixo vertical.
Importância das Energias Renováveis
Em 1973 deu-se a primeira crise do petróleo o que fez com que o preço deste subisse e levou os consumidores a ter consciência de que as reservas de combustíveis fósseis se esgotarão dentro de dezenas ou poucas centenas de anos. A elevada procura destes combustíveis tem levado não só à redução das suas reservas, mas também ao aumento das emissões de gases que contribuem para a intensificação do efeito da estufa, sendo o dióxido de carbono o que mais contribui para este fenómeno. A constante preocupação com a falta de sustentabilidade dos combustíveis fósseis tem contribuído para o interesse dos países em procurar novas fontes de energia sustentáveis cujo impacto ambiental seja o menor possível. Neste contexto as fontes de energia renováveis, como a radiação solar, os rios ou o vento apresentam-se como uma hipótese bastante apelativa.
As potencialidades da Turbina Eólica de Eixo Vertical (TEEV)
O vento tem sido um dos recursos naturais mais utilizados pelo homem durante os períodos da Idade Média e do Renascimento até à altura em que se deu a Revolução Industrial. Os moinhos de vento foram os primeiros sistemas usados para o aproveitamento deste recurso, quer fosse para mover os mecanismos que permitiam fazer a farinha quer para ajudar a recolher a água dos poços usando uma bomba hidráulica. Os primeiros navios tinham como principal força motriz a interação do vento com as velas, e hoje em dia ainda existem barcos que se servem deste fenómeno para navegar.
As TEEVs são turbinas eólicas cujo