Tunr key
597 palavras
3 páginas
CONTRATAÇÕES E AQUISIÇÃO TURN-KEYO CONCEITO
Cukierman e Dinsmore (1981) referem-se a alguns aspectos que influenciam na escolha da modalidade contratual. Dentre eles pode-se destacar: o grau de envolvimento que cliente deseja sobre a direção dos trabalhos; a disposição do cliente de assumir parte ou todos os riscos e a importância que o cliente dá aos fatores custo, prazo e desempenho técnico.
Em resumo, os tipos de contratos são classificados de acordo com os riscos que serão assumidos pelo comprador e pelo fornecedor.
O PMBOK® (ANSI/PMI 99-001, 2004, p. 356) classifica os contratos em três categorias amplas.
Tipos de Contrato
Contratos de preço fixo ou preço global. Esta categoria de contrato envolve um preço total fixo para um produto bem definido. Os contratos de preço fixo podem também incluir incentivos para que objetivos selecionados para o projeto, como metas de cronograma, sejam atingidos ou superados.
Contratos de custos reembolsáveis. Esta categoria de contrato envolve o pagamento (reembolso) para o fornecedor pelos custos reais do fornecedor acrescidos de uma remuneração que normalmente representa o lucro do fornecedor.
Contratos por tempo e material. Os contratos por tempo e material são um tipo híbrido de acordo contratual que contém aspectos dos acordos de custos reembolsáveis e de preço fixo”.
Uma modalidade de contratação que vêm crescentemente sendo utilizada no mercado é a contratação tipo Turn-key. Os projetos tipo Turn-key englobam todas as partes de um projeto, desde o escopo básico até a execução de obras civis, montagem de equipamentos e instalação de redes hidráulicas e elétricas. Quando há uma grande obra para execução em modalidade Turn-key, geralmente forma-se um consórcio de empresas de especialidades diferentes para assumir a obra.
Prós e Contras da Contratação Turn-Key
A contratação tipo Turn-key tem como característica principal a transferência das responsabilidades à empresa que irá prestar o serviço. Pode-se