Tunico
Origens de TQM
A noção de administração da qualidade total foi introduzida por Feigenbaum, em 1957. Mais ultimamente tem sido desenvolvida pelos “gurus da qualidade”.
Gurus da qualidade
Armand Feigenbaum
Fazia doutorado quando preparou a primeira edição de seu livro total quality control, pra ele TQM é um sistema eficaz pra integrar esforços de desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade dos vários grupos de uma organização, permitindo levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos da operação e que atendam plenamente a satisfação do consumidor.
W.E Deming
Afirmou que a qualidade começa com alta administração e é uma atividade estratégica. Ele era considerado no Japão o pai do controle de qualidade, e muitos dos sucessos da indústria japonesa em termos de qualidade foi resultado de suas conferencias apresentadas nos anos 50.
M.Juran
Tentou fazer que as organizações se movessem da visão fabril tradicional de qualidade como atendimento as especificações para uma abordagem mais voltada ao usuário e o foi o que criou a expressão adequação de uso.
Kaoru Ishikawa engenharia, através da otimização do design do produto, combinado com métodos estatísticos de controle da qualidade.
P.B.Crosby
Sugeriu que muitas organizações não sabem quanto gastam em qualidade, seja para concertarem o que fazem errados ou para ou para fazerem certo. Afirmou que as organizações que mensurem seus custos dizem que estes representam 30% do valor das vendas.
Que é TQM
É uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores. Tenta mover o foco da qualidade de uma atividade puramente operacional, transformando-a em responsabilidade de toda a organização.
TQM pode ser vista como uma extensão lógica da