Tumor
Cap1-parte de envelhecimento
Cap2
Cap 6-não decorar doenças, lúpus etc
Cap 7-caract de beligno e maligno—pag 259, nomenclatura n fala..bases mol do câncer,e bases mol da carcinogenese
Bases moleculares das neoplasias
-Tumor benigno
Quando suas características micro e macroscópicas são consideradas relativamente inocentes, significando que ele permanece localizado, não se discriminando para outros sítios e geralmente pode ser removido por cirurgia local.
-Tumor Maligno
Referidos coletivamente como câncer (derivado latino da palavra caranguejo).O termo maligno é aplicado a um neoplasma quando a lesão pode invadir e destruir as estruturas adjacentes e se disseminar para sítios distantes e metastizar, levando-a morte.
A clonalidade dos tumores pode ser avaliada em mulheres heterozigotas para marcadores polimórficos ligados ao X, como os receptores de andrógenos. O método mais comumente usado para determinar a clonalidade do tumor envolve a análise de padrões de metilação adjacente ao lócus altamente polimórfico do gene receptor do andrógeno humano, AR.
A freqüência desses polimorfismos na população geral é superior a 90%, portanto é fácil estabelecer a clonalidade através da demonstração de que todas as células em um tumor expressam o mesmo alelo.
Para os tumores com aberrações genéticas adquiridas de qualquer tipo (por ex: uma translocação) sua presença pode ser considerada como uma evidência de que a proliferação é clonal.
Um exemplo disso pode ser ilustrado através dos rearranjos gênicos do receptor e do gene do receptor de célula T servem como marcadores de clonalidade nos linfomas de células T e B,