tudo
Tratamos os dentes decíduos, comumente chamados de dentes de leite para que a criança seja um adulto saudável, sem cáries, sem doenças gengivais e com uma boa mastigação, deglutição, fonação e estética.Os dentes de leite são importantes, pois preparam o caminho para a erupção (nascimentos) dos dentes permanentes, servindo de guia para esses nascerem de forma correta. A perda prematura dos dentes decíduos, é considerada um dos fatores de origem e desenvolvimento de uma má oclusão dos dentes permanentes. Os dentes de leite começam a erupcionar por volta dos 4 a 6 meses, somam um total de 20 dentes e espera-se que aos 2 ou 2 anos e meio de idade todos os dentes de leite estejam presentes.
Os dentes de leite também têm cáries?
Sim. A cárie dentária é uma doença transmissível, causada pelas bactérias da placa bacteriana, que transformam os açucares da dieta alimentar em ácidos capazes de desmineralizar o dente. Esse processo pode levar alguns dias ou até meses.
O que é a placa bacteriana?
É uma película viscosa, composta por bactérias, que adere aos dentes. A placa bacteriana produz ácidos que atacam os dentes e as gengivas.
É fundamental a orientação dos pais, sempre reforçada pelo Dentista para criar e estimular hábitos saudáveis como frequência de escovação, hábitos alimentares, uso de fio dental e visitas regulares ao Dentista.
Dicas aos pais:
* Até os 6 meses de idade, o ideal é uma alimentação exclusivamente com leite materno, o que retarda a ingestão de alimentos açucarados e a superalimentação.
* Quanto mais tarde o contato da criança com o açúcar, melhor. Crianças com contato precoce com açúcar tendem a recusar alimentos mais saudáveis.
* Os pais devem supervisionar a escovação das crianças ao menos 3 vezes ao dia
* Um creme dental com gosto agradável pode facilitar o aprendizado com a escova, mas evite que a criança engula a pasta de dente.
* Evite o consumo exagerado de balas, doces, chocolates fora