Tudo sobre o Uruguai
No inicio, antes do Uruguai ser descoberto pelos espanhóis em 1516, os habitantes que estavam ali eram os índios charruas, chanaés e guaranis, entre outros. Durante todo esse período da colonização e de disputas entre os europeus, gradativamente o número de indígenas foi diminuindo devido a doenças e as desavenças com os brancos que resultavam em morte. Em 1832, a nação indígena charruas foi dizimada.
Os políticos uruguaios se dividiram entre conservadores (blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavenças levaram o país a uma guerra civil entre os anos de 1839 e 1851. Na Guerra do Paraguai, em 1865, o Uruguai fez parte da vitoriosa Tríplice Aliança, aliado, portanto a Argentina e ao Brasil.
O trabalho do presidente Battle y Ordonez no inicio do século XX, levou o país a uma democracia estável e implantou um sistema social complexo, que propiciou ao povo uruguaio maior qualidade de vida. Nesse período, o país ficou conhecido como a “Suíça Americana”, fato que durou até por volta de 1960, mesmo no período entre 1951 e 1966, quando o presidencialismo foi substituído por um Conselho de Administração.
Com o retorno do sistema presidencialista, em 1967, foi promulgada uma nova constituição. O presidente eleito foi Oscar Daniel Gestido. Entre 1973 e 1980, foi instaurada a ditadura no país. Nos anos 80 a democracia foi consolidada no território uruguaio. O Uruguai aderiu ao MERCOSUL em 1994.
DADOS PRINCIPAIS
Área: 176.215 km²
Capital: Montevidéu
População: 3,4 milhões de habitantes (estimativa 2010)
Moeda: Peso uruguaio
Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Nacionalidade: uruguaia
Data Nacional: 25 de agosto (Dia da Independência)
Governo: República presidencialista
GEOGRAFIA:
Localização: sul da América do Sul
Cidade Principais: Montevidéu, Salto, Paysandú e Las Piedras.
Densidade Demográfica: 19 hab./km2
Fuso Horário: o mesmo horário de Brasília
Clima: subtropical
DADOS CULTURAIS