Tudo sobre o país Irã
A topografia do país é constituída basicamente por planaltos, havendo uma cadeia de montanhas ao redor dos mesmos. Na parte central estão estabelecidos dois desertos, o Dasht-e-kavir e o Dasht-e-Lut. Ao norte, próximo ao Mar Cáspio, se encontram as montanhas Elburz, que abrigam vulcões em atividade. Essa área montanhosa possui o ponto mais elevado do país, o Monte Demavend, com 5.671 metros de altitude.
Clima
Assim como a maioria dos países do Oriente Médio, o Irã possui em seu território poucos recursos hídricos. Há basicamente três grandes rios, são eles: Karun, Atrak e Safid. São identificados dois tipos de climas na região, o árido subtropical e o subtropical de altitude.
Língua
A língua falada no Irã é o farsi, uma língua do ramo indo-europeu. O farsi também é falado em boa parte do Afeganistão, Uzbesquistão, Turcomenistão e outros países da região.
Religião
A religião oficial (religião islâmica) é seguida por 99,9% da população, sendo que 93,6% são adeptos do xiismo e quase todos duodecimanos. Outros 6,3% seguem a seita Sunita. Os remanescentes são seguidores de credos não islâmicos,incluindo Baha'istas, Mandeístas, Yarsanis, Zoroastrianos, Judeus e Cristãos. Os três últimos grupos são reconhecidos pelo Estado e protegidos, tendo assentos reservados para eles no parlamento. Os Baha'ís não dispõem de reconhecimento oficial e têm sido intensamente perseguidos, perdendo direitos e liberdades civis que vedam o seu acesso ao estudo superior e ao emprego. O Irã é a sede da maior comunidade de Judeus da região muçulmana, e a religião de Zoroastro, uma vez predominante, hoje se reduz a poucas dezenas de milhares de praticantes.
Economia
A economia iraniana está extremamente vinculada à produção de petróleo. A exportação do país está ligada a produtos como tapetes, frutas secas e especiarias.
Apesar das adversidades climáticas, a agricultura desempenha um importante papel na composição do PIB do país. O Irã produz trigo, cevada, centeio, milho,