Tudo sobre a faculdade de farmácia
Escolhi cursar Farmácia Bioquímica que é o estudo da composição e do processo de fabricação de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados.
O farmacêutico pesquisa e testa substâncias e princípios ativos que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal.
O curso conta com matérias das áreas de biologia, física e química. Entre as profissionalizantes estão toxicologia e tecnologia farmacêutica e de cosméticos. As aulas práticas, em laboratório, ocupam grande parte da carga horária.
A duração do curso é de 5 anos período integral e 6 anos para o noturno.
Universidades que Pretendo Prestar Vestibular
UNESP – Araraquara, SP;
USP – São Paulo, SP.
Farmacêutico no mercado de trabalho
Esse profissional também registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se cumprem as normas sanitárias.
Em laboratórios de análises clínicas, o farmacêutico pode emitir pareceres e laudos, além de responsabilizar-se tecnicamente pelas análises clínico-laboratoriais, que incluem exames bioquímicos, citopatológicos, hematológicos, histoquímicos, imunológicos, parasitológicos, microbiológicos, entre outros. É da mesma forma, apto a desenvolver análises envolvendo biologia celular e molecular, bem como análises toxicológicas para diversas finalidades, inclusive pericial, utilizando processos analíticos qualitativos e quantitativos. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. O profissional desta área pode trabalhar também na indústria alimentícia, controlando a qualidade das matérias-primas e do produto final. Ele ainda realiza estudos a fim de estabelecer métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações nos alimentos que possam causar danos à saúde. No setor rural, pode desenvolver medicamentos para o uso veterinário, bem como atuar na verificação da contaminação de carne, leite, frutas, grãos e outros produtos agropecuários.Concorrência Aluno