tudo sobre a doença escoliose
A escoliose afeta principalmente as adolescentes do sexo feminino, é uma idade em que origina verdadeiros problemas psicológicos, pois pode desenvolver-se previamente sadias, sem que até a presente data conheça-se a causa da maioria dos casos.
Sabe-se pelas pinturas cupestes da idade da pedra, que existe escoliose desde os tempos mais remotos. Hipócrates foi o primeiro em uilizar o termo escoliose, embora que com este nome englobara todas as curvas raquidianas.
Durante o século XVI, Pare descobriu as escolioses como são conhecidas hoje e já então utilizou couraças de ferro que aplicava nas costas dos doentes de deter a deformidade vertebral.
Nos anos seguintes o progresso ficou detido, até o final do século XIX, quando resurgiu grande vontade de conhecer a patogenia da lesão, coincidindo com o desenvolvimento da ciências morfológicas que deram como resultado descrições muito preciosas da anatomia patológica das curvas.
Em 1946, Blount e Schmidt, desenharam o colete de Milwalkee, o qual continua sendo a base do tratamento não cirúrgico da escoliose (Pericé e col, 1989).
formas de adquerir escoliose:
Idiopática : causa desconhecida (70% dos casos)
Neuromuscular : seqüela de doenças neurológicas, como por exemplo poliomielite, paralisia cerebral.
Congênita : oriunda de uma má-formação
Pós-traumática
prevenção:
Estar sempre atento a qualquer alteração física; Praticar exercício físico com frequência, trabalhando ambas as partes do corpo de forma simétrica; Manter sempre uma postura correcta e equilibrada quer durante o sono quer quando estamos acordados; Sensibilizar a comunidade para aexistência deste problema (principalmente, a comunidade educativa, devido ao escesso de peso das mochilas a que as crianças / jovens estão sujeitos); Durante a puberdade, os pais devem realizar regularmente radigrafias à coluna dos seus filhos. tratamento: correção das