tudo sobre polimeros
Química
Nome: Arnaldo dos Reis Gonçalves Junior Ano: 3 ano Turma: 3
Polímeros e sua importância
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.
É praticamente impossível vivermos atualmente sem utilizarmos produtos fabricados com algum material polimérico. Esta elevada quantidade de materiais fabricados a partir de polímeros sintéticos apresenta dois sérios problemas:
O primeiro relaciona-se com o grande volume de lixo gerado diariamente, principalmente nas grandes cidades, em virtude do grande número de embalagens descartáveis, que são constituídas de materiais poliméricos; O segundo, é o facto desse lixo não ser biodegradável, podendo levar centenas de anos para se decompor. Atualmente, esses dois problemas vêm sendo resolvidos em parte com os diversos programas de reciclagem de lixo aplicados em vários países. No entanto, a falta de uma cultura de reciclagem por parte da população desses países, juntamente com a falta de interesse dos governantes e dos grandes empresários, dificulta bastante a reciclagem do lixo, o que leva a baixas percentagens de lixo reciclado na maioria dos países que se propõe a reciclarem seu lixo.
Nomenclatura
As normas internacionais publicadas pela IUPAC indicam que o princípio geral para nomear os polímeros é utilizando-se o prefixo poli-, seguido da unidade estrutural repetitiva que define ao polímero, escrita entre parênteses. Por exemplo: Poli (tio-1,4-fenileno)
As