Tudo Sobre ONGs
ONGs podem ser solução para o futuro
''Neste país falta lazer, faltam praças, falta educação, falta segurança, e, se a gente não se mexer para fazer alguma coisa, ninguém fará por nós.'' A frase do rapper Cláudio Assunção, 23, resume a descrença de milhares de jovens brasileiros com o poder público. A diferença é que ele arregaçou as mangas e foi à luta para tentar mudar a situação.
Há dez anos, Cláudio se uniu a outros jovens e criou uma ONG (organização não-governamental) para batalhar pela melhora da qualidade de vida em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. ''Hoje eu sei que a união faz a força'', diz o rapper.
Assim como ele, outras pessoas estão descobrindo que podem fazer alguma coisa para melhorar a vida em seu bairro, em sua cidade ou até no país, sem ter de esperar pelas ações do governo. E a melhor forma para fazer isso é juntar várias pessoas em torno de um projeto comum. É aí que entram em cena as ONGs.
''As ONGs são uma oportunidade para as pessoas assumirem as tarefas públicas, que antes eram oferecidas somente pelo governo'', diz Luiz Carlos Merege, coordenador do Cets (Centro de Estudos do Terceiro Setor) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. ''Em vez de esperar o Estado resolver, os jovens podem se unir para suprir as falhas e até para cobrá-lo.'' Assim como Merege, muitos especialistas defendem que, no futuro, as ONGs e outras organizações da sociedade civil, o chamado terceiro setor, podem ser a solução para boa parte dos problemas que os setores ''tradicionais'', o público (primeiro setor) e o privado (segundo setor), não conseguem resolver.
Mas, para que as ações sejam eficientes, é preciso muito mais do que ''vontade de fazer alguma coisa''. É fundamental que haja organização e profissionalismo. Por isso, se você também está insatisfeito e quer fazer algo para melhorar a qualidade de vida no país, criar uma ONG pode ser um bom começo.
O que é uma ONG
O termo ONG foi usado pela