Tudo sobre DST's
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Algumas das principais DSTs: Uretrite: A Uretrite atinge tanto homens como mulheres. Ela se desenvolve através de infecções na região da uretra. Em casos mais graves, a doença pode avançar para uma gonorréia.
Candidiase: Trata-se de uma doença causada por um fungo, o “Candida Albicans”. Sua disseminação ocorre principalmente entre pessoas com baixa imunidade. Entre os sintomas mais freqüentes estão: Inchaço e irritação na região vaginal, no caso das mulheres, e vermelhidão na região do pênis, no caso dos homens. O tratamento se dá através de medicações endovenosas.
Tricomaníase: Ela é causada por um parasita unicelular chamado “Trichomonas vaginalis”. No geral, ele é responsável por um odor desagradável na região vaginal, além de produzir uma espécie de secreção verde amarelada no órgão genital feminino. O tratamento ocorre na forma de quimioterápicos.
Condiloma: Também conhecido como condiloma acuminado. Trata-se de uma doença que atinge diferentes partes do corpo, em especial o pênis, a vagina, o ânus e a uretra. Seu melhor tratamento é a base de medicamentos específicos.
Detecte-a e trate-a
Se nunca fez um