Tudo sobre benchmarking
Um dos maiores desafios atuais é o de maximizar a performance de cada setor da empresa. Entenda essa maximização como um aperfeiçoamento constante de cada funcionário de todos os departamentos.
A competitividade entre as empresas, que vem aumentando acentuadamente nos últimos anos, nos obriga a aprimorarmos nossos processos, serviços e produtos.
O objetivo é o de ser líder no segmento de atuação da empresa, oferecendo alta qualidade e reduzindo os custos ao máximo.
O Benchmarking surgiu numa tentativa de ultrapassar o limite existente nas próprias pessoas envolvidas no processo de uma forma rápida e eficiente.
Mais do que tudo, o Benchmarking existe para tentar corrigir falhas aprendendo com as empresas consideradas líderes de mercado. Trata-se de uma troca de informações, já que ninguém pode ser o melhor em tudo.
Conceitos:
O termo Benchmarking, na agrimensura, trata-se da definição de um ponto de referência para comparações de elevação ou direção.
Na administração existem várias definições para Benchmarking. Vejamos algumas:
· “Benchmarking é a busca pelas melhores práticas que conduzem uma empresa à maximização da performance empresarial” (CAMP, 1998, p. XV).
· “O Benchmarking é um processo positivo, pró-ativo e estruturado que conduz a mudanças nas operações e, finalmente, ao desempenho superior e a uma vantagem competitiva”.
· “Benchmarking é a pesquisa industrial ou coleta de informações que permite a um gerente comparar o desempenho da sua função com o desempenho das mesmas funções em outras empresas”.
· “Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior”.
É importante destacar que o Benchmarking não é uma tentativa de copiar ou de se igualar ao concorrente estudado, e sim uma troca de experiências visando alcançar um resultado mais rápido. A idéia é a de superar o concorrente, e não de se equiparar. O aperfeiçoamento contínuo é