Tudo que istiver disponivel

4686 palavras 19 páginas
A vida de John Stuart Mill

Segundo o Felicio Sousa , O John Stuart Mill nasceu em Londres, no dia 20 de Maio de 1806 (portanto em plena fase de industrialização da Inglaterra), e faleceu no mesmo local em 8 de Maio de 1873.
Provavelmente mais do que no caso de qualquer outra pessoa, para compreender bem as ideias e contribuições de Stuart Mill, é fundamental que se conheça um pouco de sua vida e que se leve em conta sua educação, o período em que viveu, suas amizades, as influências que recebeu e suas actividades.
Stuart Mill era filho do filósofo e historiador James Mill, que assumiu a responsabilidade por sua educação. Segundo Todd Buchholz, "John Stuart tinha ainda o gosto pelo leite materno quando a sua rigorosa educação começou". Aos 3 anos de idade, iniciou seus estudos de grego, seguindo-se depois latim, matemática e filosofia. Aos 11 anos auxiliou o pai na revisão de sua obra mais importante sobre a história da Índia e aos 13, por recomendação do pai, deu início a seus estudos de economia, através da leitura das obras de Smith e Ricardo. Passou seu décimo quarto ano de vida na França, onde se hospedou na casa de Samuel Bentham (irmão de Jeremy Bentham, que terá posteriormente profunda influência sobre o pensamento de Mill). Na França, prosseguiu seus estudos, incluindo química, biologia, cálculos diferenciais e botânica. Ao voltar à Inglaterra, em 1821, começou a estudar direito, quando entrou em contacto mais estreito com as ideias de Jeremy Bentham.
Em 1822 foi convidado a trabalhar na Companhia das Índias Orientais, onde entrou como auxiliar do responsável pela correspondência. Passou a assistente de directoria em 1828 e chegou ao posto mais alto da Companhia, director presidente, em 1856, posto que ocupou por dois anos, até que a empresa foi fechada por ordem da Rainha Vitória.
Em 1830, conheceu Harriet Hardy Taylor, activa defensora dos direitos da mulher, por quem se apaixonou quase imediatamente. Como ela era casada, só

Relacionados

  • PRINCÍPIO DO POLUIDOR-PAGADOR
    10452 palavras | 42 páginas