Tudo feito
DIREITOS E CIDADANIA
Nomes:
Danúbia Messias da Silva nº 10
Higor Vinícius nº 11
Leonardo Augusto da Silva nº 1
Marcus Vinícius Pereira do Carmo nº 24
Mariana Vaz Costa nº
Professora: Camila
Tatuí, 2013
Introdução
Direitos, cidadanias e movimentos sociais são temas frequentes nos pronunciamentos e conversas de empresários brasileiros ou estrangeiros, governantes e políticos de diferentes partidos, estudantes, trabalhadores e membros das camadas da sociedade que enfrentam as piores condições de vida. Qual o significado desses temas para indivíduos pertencentes a grupos tão distintos?
A ideia de cidadania está relacionada ao surgimento do Estado moderno e á expectativas de que este garanta os direitos essenciais dos cidadãos em determinado território. A conquista, a manutenção e a ampliação desses direitos dependem das ações dos indivíduos e dos grupos que lutam por seus interesses por meio dos movimentos sociais.
Direitos e cidadania
O conceito de democracia, que tanto ouvimos falar nos jornais diários, na escola, e até mesmo na relação cotidiana com nossa família, tem como base um outro conceito, o de cidadania. Para que tenham sentido, os dois precisam andar juntos. Mas você sabe o que é cidadania? Quem tem direito à cidadania? Todos nós somos cidadãos?
Você sabe o que é ser cidadão?
Ser cidadão é ter direito à participação social consciente. Participação social consciente é pensar por nós mesmos sem repetir o que as pessoas dizem. É agir de acordo com o que acreditamos.
É procurar pensar olhando os dois lados de uma mesma questão. Quando fazemos isto estamos exercitando uma maneira de pensar que é conhecida como Sociologia Crítica.
O que significa cidadania:
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país –