tubuloes
Luciana Guaragna Souza
Cosmopolis, 02 de julho de 2014
TUBULÃO
Este trabalho trata de uma revisão e reapresentação de material didático, sobre um assunto visto em aula e pesquisado em livros, TUBULÂO.
A execução de uma fundação em tubulão consiste na escavação manual ou mecânica, de um poço, até encontrar um solo com a tensão admissível prevista em projeto, e na abertura de uma base alargada neste terreno a fim de transmitir a carga do pilar através de uma pressão compatível com as características do terreno.
São os tipos de tubulões que se pode utilizar: tubulão a céu aberto e tubulão pneumático. sumário INTRODUÇÃO 04
1. Definição 05
2. Tubulões a céu aberto 06
3. Tubulões a ar comprimido 08
4. Dimensionamento de fundação por tubulão 09
4.1 Dimensionamento da Base 10
4.2 Cálculo do Fuste do Tubulão 11
4.3 Cálculo da Cabeça do Tubulão 12
5. EXEMPLO APLICADO 14
5.1 Apresentação do Problema 14
5.2 Solução 14
5.3 Detalhamento Final 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ANEXOS 19
INTRODUÇÃO
Tubulão é um elemento de fundação profunda, cilíndrico ou retangular, executado com ou sem revestimento, manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final de escavação, há descida de operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático), e ter ou não base alargada.
Tubulão a céu aberto é um poço executado acima do nível d’água, ou abaixo caso seja possível bombeá-la sem risco de desabamento. A carga é transmitida até o solo resistente através do fuste ou através de uma base alargada. Após a escavação e feita a limpeza ou esgotamento da água, procede-se a concretagem. Não há necessidade de utilização de vibrador, desde que o concreto tenha plasticidade adequada.
Para obras em que o terreno superior seja instável, ou dentro de lagos, rios etc, os tubulões podem ser revestidos com camisas de concreto ou de aço. Neste caso, pode ser adaptado ao tubulão equipamento pneumático de forma a permitir que os