Tubulaçoes industrias
[pic]
As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluídos de uma entrada (bomba), para uma saída (reservatório).
Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.
As tubulações industriais podem ser divididas em 02 classes distintas: tubulações dentre de instalações industriais e tubulações fora de instalações industriais.
As tubulações dentre de instalações industriais abrangem tubulações de processo, utilizadas, instrumentação, transmissão hidráulica e de drenagem. As tubulações fora de instalações industriais abrangem tubulações de transporte (adução, transporte e drenagem) e tubulações de distribuição (distribuição e coleta).
Classificação
Abaixo a classificação das tubulações dentro e fora das instalações industriais.
[pic]
Fabricação de Tubos Industriais
A ASTM (American Society for Testing and Materials), órgão americano responsável pela normatização e padronização de materiais para diversas áreas da indústria especifica mais de 500 tipos de materiais utilizadas na fabricação de tubulações industriais. Dentre os diversos materiais catalogados pela ASTM, destacamos os mais utilizados na fabricação dos tubos: tubos metálicos (ferrosos e não ferrosos), tubos não-metálicos e tubos de aço com revestimento interno. Confira alguns exemplos de materiais:
1. Tubos Metálicos
1.a. Tubos Metálicos Ferrosos
●Aço-liga
●Aço inoxidável
●Ferro fundido
●Ferro forjado
●Ferro ligado
●Ferro modular
1.b. Tubos Metálicos não ferrosos
De um modo geral os tubos metálicos não ferrosos são pouco utilizados devido ao alto custo.
●Cobre