Tubos multiplos
Faculdade de Tecnologia de Limeira
Tecnologia em Controle Ambiental
ST207A – Biologia Aplicada II – Noturno
Prof. Noely Bochi Silva
Experimento Nº3 – Aula Prática de Coliformes totais e fecais. Determinação pela técnica de Tubos Múltiplos, segundo CETESB- L5.262.
Equipe:
Ana Karolina de França 154624
Juliana Moraes 156048
Raphael Andrade 159949
Sumário
1. Revisão bibliográfica 3
2. Objetivo 5
3. Materiais e métodos 6
3.1. Equipamentos, vidrarias e outros 6
3.2. Métodos 6
4. Resultados e discussões 8
5. Conclusão 10
6. Anexos 11
7. Referencia Bibliográfica 12
1. Revisão bibliográfica
Uma das análises mais viáveis microbiológica para avaliação da eficácia do tratamento da agua é feita a partir da contagem de microrganismos de contaminação fecal. Estes, possuem características parecidas, como a presença em fezes humanas e de animais quentes, e a incapacidade de multiplicação em águas naturais, sendo pratica e simples a metodologia de sua análise, sendo denominados: Coliformes Fecais/ Totais. (CETESB, L5.406) A contagem padrão de bactérias é de suma importância durante o tratamento de água, visto que permite visualizar e analisar a eficácia de seu tratamento, entretanto, a análise dos coliformes totais pode apresentar a falha de ser limitado á um indicador de contaminação fecal. Por conta disto, desenvolveram outros métodos de análise, e assim, pode-se caracterizar de maneira mais abrangente as bactérias do grupo coliforme, as quais são definidas: bacilos aeróbico e anaeróbicos facultativos, gram-negativos, não formadores de esporos, capazes de crescer na presença de concentrações relativamente elevadas (de sais biliares), e fermentar a lactose na temperatura de 35º á 37º, com formação de ácido, gás e aldeído, em 24 á 48 horas.( CETESB,L5.406).
Os coliformes totais se aplicam aos microrganismos capazes de fermentar a lactose em temperatura elevada (44º á 45ºC). Sendo por muito tempo, determinadas