Tubo de kundt
CURSO ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FISICA II
PROFESSOR: VLADIMIR
P01
tubo de kundt
João Kennedy de Souza Silva Filho
Feira de Santana Março, 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS
CURSO ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FISICA II
PROFESSOR: VLADIMIR
JOÃO KENNEDY DE SOUZA SILVA FILHO
Tubo de Kundt
Relatório apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Física II do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.
Feira de Santana
Março, 2012
OBJETIVOs
Calcular a velocidade do som no ar e comparar com a encontrada na literatura
iNTRODUÇÃO
O tubo de kundt é um tubo cilíndrico usado para ensaios acústico. Nele é possível criar ondas estacionárias fazendo um alto falante vibrar em uma de suas extremidades.
Usando o tubo de kundt com uma de suas extremidades fechadas (como aconteceu no experimento realizado) a onda sonora passa por todo o tubo e é refletida ao se chocar com a extremidade fechada. Desta forma as ondas estacionarias se superpõem criando zonas de maior e menor pressão representadas por pontos de auto volume e de silencio respectivamente. Utilizando o tubo de kundt e conhecendo a frequência da onda sonora emitida é possível calcular o valor da velocidade do som para o ar dentro do tubo, pois
V=λf
PROCEDIMENTO
Neste procedimento tínhamos como objetivo calcular a velocidade do som no ar dentro do tubo de kundt. Para isso foi posicionado um alto falante ligada a um gerador de áudio de frequência variável em uma das extremidades do tubo. Assim, ao emitir o som poderíamos regular o pistão ligado a um estotoscópio de forma que achássemos os pontos de maior volume de som e de ausência de som.
Medimos a distância entre duas zonas de maior volume de som, pois era mais fácil perceber a presença do que a ausência de som. Esta distancia correspondia a meio comprimento de onda.
Com o valor do comprimento da