Tuberculose
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia – UNIC, como critério de avaliação oficial das disciplinas Sáude Coletiva e Metodologia da pesquisa quantitativa.
Orientação: Regina Suzi e Laudileire
Rondonópolis
2012/1
JUSTIFICATIVA: Este projeto de pesquisa tem por finalidade incentivar as pessoas que apresentam sintomas de tuberculose a não ter receio de procurar um posto de atendimento e seguir o tratamento com disciplina. É de grande importância que população esteja informada sobre os exames que devem ser feitos, os locais que são realizados e qual a probabilidade de cura e transmissão da doença.
História da Tuberculose
No longo desta pesquisa teremos como finalidade apresentar aos acadêmicos e professores os dados da tuberculose em Rondonópolis últimos 5 anos, entretanto, precisamos descrever a história da mesma e as evoluções sofridas do decorrer da manifestação no Brasil, até adentrarmos ao assunto com precisão.
A tuberculose é uma doença antiga e comum ainda hoje, estima-se que cerca de 1/3 da humanidade seja infectada pelo Mcobacterium tuberculosis, com mais de oito milhões de casos novos e três milhões de mortes decorrentes da doença por ano.
As migrações também contribuíram para a progressão da doença, juntamente com a ampliação da miséria e má gestão na saúde.
Antes de atingir os homens, eram os animais os infectados; o mycobacterium se desenvolveu até atingir o ser humano.
Entende-se então que a doença foi contraída pela carne ou leite contaminados.
Aos poucos a TB se tornou resistente e a transmissão se deu através da via aérea.
Na antiguidade, apesar de endêmica não era dada como importante e com a expansão comercial, o feudalismo europeu disseminou- se