TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microrganismo conhecido como Bacilo de Koch (BK). É transmitida de pessoa a pessoa através da tosse, fala e espirro. E pode se apresentar da formas pulmonar ou extrapulmonar.
A
tuberculose pulmonar é a forma mais comum (90%).
Principais formas extrapulmonares são: pleural, ganglionar, miliar, linfática, óssea, urinária, meningoencefálica, cutânea, ocular e outras menos frequentes.
A tuberculose não apresenta variações cíclicas ou sazonais, de importância prática. A prevalência observada é maior em áreas de grande concentração populacional, e precárias condições socioeconômicas e sanitárias.
Agente
Etiológico: M. tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK)
Reservatório:
O reservatório principal é o homem. Em algumas regiões, o gado bovino doente. Em raras ocasiões, os primatas, aves e outros mamíferos.
Modo
de Transmissão: é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente de tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar gotículas contendo no seu interior o bacilo.
Período
de Incubação: em média de 4 a 12 semanas após o contagio.
Período
de Transmissibilidade: a transmissão é plena enquanto o doente estiver eliminando bacilos, e não tiver iniciado o tratamento.
Suscetibilidade e Resistência
São mais suscetíveis a desenvolver a tuberculose pessoas contaminadas pelo vírus
HIV,
imunodeprimidas, com desnutrição, silicose, diabetes, pacientes com neoplasias, em crianças, moradores de rua, usuários de drogas, presidiários, institucionalizados em asilos e profissionais de saúde. E tornam-se resistentes a medicação, pessoas que abandonam o tratamento.
Distribuição, Morbidade, Mortalidade e Letalidade:
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, e juntamente com outros
21 países em desenvolvimento, albergam
80% dos casos mundiais da doença. Estimase que, cerca de