Tuberculose
24 de Março - Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
O DIA MUNDIAL
O Dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB andLungDisease - IUATLD). Portanto, esta data que marca a luta contra a doença existe há 28 anos.
A criação da data foi uma homenagem ao descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um passo importante na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial. Hoje, o problema ainda persiste com 1/3 da população mundial infectada: 5,5 milhões de casos novos notificados e 1,5 milhões de mortes anuais.
Por isso, esta data não é de comemoração, mas sim de compromisso e reafirmação política quando o seu efetivo controle.
Desde 2003, a tuberculose é prioridade do Governo Federal. Com isso, houve o fortalecimento da descentralização das ações de atenção ao paciente, que fez com que mais municípios assumissem seu papel no controle da doença. Dados do PNCT mostram que 181 municípios prioritários concentram 63% dos casos de tuberculose.
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando os esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um importante e grave problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza.
A experiência brasileira de parceria valoriza a participação comunitária e o efetivo controle social, principalmente o preconizado na legislação do SUS, por meio dos Conselhos de Saúde dos três níveis de gestão.
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada (por