Tuberculose
Aluna: Valdilene Araújo
Turma: J 13
Recife, 2014
Instrumentais Cirúrgicos
A Instrumentação cirúrgica, é a técnica através da qual um membro da equipe cirúrgica, o instrumentador, passar os instrumentos, previamente dispostos em mesa apropriada, para as mãos do cirurgião e seus auxiliares.
Classificação dos Instrumentais:
Os instrumentais cirúrgicos pode ser classificados e divididos em especial e comum.
Especial – São aqueles usados em apenas alguns tempos de determinada cirurgia.
Comum – Constituem o instrumental básico de qualquer tipo de intervenção cirúrgico em seus tempos fundamentais.
Classifica em :
Diérese
Exérese
Hemostasia
Síntese
O Bisturi é um instrumento pérfuro-cortante, utilizado para perfurar e cortar. O de lâmina fixa caiu em completo desuso. O de lâmina móvel emprega lâminas descartáveis que são trocadas sempre que necessário.
As tesouras são classificadas quanto à forma das lâminas. A tesoura reta é usada para sítense, como corte de fios e não para diérese. A tesoura curva é um instrumento de diérese amplamente usada, especialmente em dissecções, porém é mais traumática que o bisturi, assim deve ser evitada em tecidos delicados.
Instrumentos de Hemostasia
As pinças hemostáticas curvas (pinça Kelly curva) são mais versáteis e seu formato facilita o pinçamento e ligadura de vasos com menor risco d lesão nos tecidos adjacentes.
As pinças hemostáticas retas (pinça Kelly reta) além de serem usadas na hemostasia, também são utilizadas para o pinçamento de fios cirúrgicos.
A pinça mixter facilita o reparo e a ligadura de vasos de acesso mais difícil, como nas cavidades.
As pinças intestinais permitem maior aderência às alças intestinais que são delicadas e lisas, sem lesá-las e sem deixar escapar seu conteúdo.
A pinça De Bakey é comumente usada em cirurgia vascular periférica.
Intrumentos de Sítense