Tuberculose
A tuberculose é uma doença transmissível causada por uma microbactéria que caracteriza-se como um importante problema de saúde pública para o Brasil e para o mundo. No nosso pais , a tuberculose ainda mata aproximadamente 6 mil brasileiros por ano e adoece cerca de 100 mil pessoas que contribuem para a grave situação o aumento da pobreza , a má distribuição de renda e a urbanização acelerada .Tais fatores encontram – se particularmente presentes em determinada regiões do nosso país (JÚNIOR et al, 2006 )
Aspectos gerais ( epidemiologia )
A tuberculose tem sido uma das doenças mais estudadas nos aspectos biológicos, epidemiológicos, diagnostico, terapêutico e profilático. Hoje já conhecemos o genoma do Mycobacterium tuberculosis, consequência do enorme avanço na área da biologia molecular. A tuberculose é um problema de saúde importante no Brasil. A doença atinge toda a faixa etária, com maior predomínio nos indivíduos ativos ( 15 – 54 anos), a doença infecciosa, atinge principalmente o pulmão, mais ela pode se disseminar para SNC ( sistema nervoso central ), linfonodos, ossos e articulações. A tuberculose primaria ocorre durante uma primo-infecção, e pode evoluir tanto a partir do foco pulmonar, quanto do foco ganglionar ou, então em consequência da disseminação hematogênica, o que acontece em 5% dos primo-infectados, em geral nos primeiros dois anos após a infecção. Também pode apresentar comprometimento geral, febre baixa, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço; quando a doença atinge os pulmões o indivíduo pode apresentar dor torácica e tose produtiva acompanhada ou não de escarro.
Ciclo de vida ( reprodução ) ciclo de vida da doença se dá a forma de transmissão e contagio. A tuberculose se dissemina através de gotículas no ar que são expelidas quando o doente com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam. Assim a pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio.