Tuberculose
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TUBERCULOSE
IRECÊ
2014
PATRIK BERNARDO DOS REIS
LIDIANE ALMEIDA
MAIANE PIRES
TUBERCULOSE
Trabalho do curso técnico em enfermagem da turma de 2012.
IRECÊ
2014
O que é Tuberculose?
A tuberculose pode infectar qualquer órgão do corpo. Mas a principal incidência é a da tuberculose pulmonar bacilífera. Em 1992, foram registrados no Brasil 85.955 casos, dos quais 86% eram pulmonares. Entre as formas extrapulmonares, que correspondem a 15%, as mais comuns são as pleurais e ganglionares periféricas, seguidas pelas genito-urinárias, ósseas e oculares, em menores percentuais. Outras formas extrapulmonares, como a tuberculose - meningite e miliar, contribuem com 5% e 6%, respectivamente (HIJJAR, 1994).
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo M. tuberculosis. O complexo Mycobacterium é um agente etiológico constituído de outras espécies como o M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum e M. microti. Certas micobactérias também podem induzir a um quadro clínico semelhante à tuberculose, sendo necessário o diagnóstico diferencial de culturas e a adequada identificação (CAMPOS & PIANTA, 2001).
Em 2006 foram registrados 2.747 novos casos notificados de todas as formas e 1.878 da forma pulmonar positiva, ou seja, tuberculose confirmada com o exame de escarro, que é a forma transmissível da doença, sendo que o total de novos casos 1.539 encontra-se nos municípios prioritários. “Estes valores mantém o Estado na média nacional, que está em torno de 70% (OBADIA, 2007)”.
Severo e Leite (2005), em um estudo constataram que a tuberculose pulmonar foi predominante ocorrendo em 93,9% dos casos seguidos de extra-pulmonar em 5,2% e um caso de forma mista. Com relação aos aspectos clínicos, 88,8% dos doentes apresentaram a forma pulmonar.
Em indivíduos infectados pelo HIV, ocorreu a maior proporção de formas