tuberculose
É uma das principais doenças infectocontagiosas do mundo e uma questão muito discutida na área de saúde publica, esse bacilo foi identificado por Robert kock no ano de 1882.
( http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1526/tuberculose.htm)
A tuberculose acompanha o homem há muito tempo, existem relatos de tuberculose em ossos humanos pré-historicos de 8.000 anos antes de Cristo. Nos séculos XIV e XV os médicos começaram a demostrar a possibilidade de contagio da tuberculose pelo contato entre as pessoas e procuraram isolar os doentes. Em 1885 Roentgten faz grandes descobertas sobre a doença e traz progressos para o diagnostico a radiografia, nessa época teve um grande adoecimento de pessoas pela tuberculose e nada se sabia sobre o tratamento.
A partir de 1940 começaram a surgir os quimioterápicos e os antibióticos que iriam trazer a cura para a tuberculose nos próximos anos. O controle dessa doença traz repercussões econômico-sociais, pois, ao evita-la milhares de pessoas com idade produtiva poderão continuar trabalhando e deixar de ser fonte de contaminação para seus amigos, companheiros de trabalho e familiares.
( http://www.redetb.org/a-historia-da-tuberculose)
A tuberculose tem sido uma das doenças mais estudadas em seus aspectos biológico, epidemiológico, diagnostico, terapêutico e profilatico, pois essa doença mesmo sendo milenar ainda persiste em nível mundial, causando sofrimento e morte ate nos dias de hoje. Ela esta associada as condições de pobreza extrema, aglomeração de pessoas sem condições de saúde e sem saneamento básico, é ainda mais agravada pela epidemia da AIDS.
Esse quadro é tão preocupante que em 1993 a organização mundial da saúde decretou a tuberculose como emergência mundial, mesmo que hoje exista tecnologia e medicações disponíveis para o controle da doença, na maioria das vezes isso não tem sido disponibilizado para a população que hoje necessita. (http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=228).
Dados