Tuberculose
A turberculose é uma infecção contagiosa causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) e que pode levar à morte. Apesar de poder atingir qualquer órgão, é mais comum que a doença ataque os pulmões, porque o bacilo prefere locais com muito oxigênio. A transmissão é feita pelo ar, quando o indivíduo infectado libera gotículas de saliva.
Se o indivíduo estiver com sistema imunológico perfeito, o combate é feito pelo organismo, muitas vezes até sem que a pessoa perceba. Se isso não acontecer, a doença pode se manifestar depois de anos. Estima-se que 10% dos infectados manifestem a turberculose.
Entre os sintomas estão tosse por mais de duas semanas, febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço excessivo.
O que é tuberculose?
A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta",´ é conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 40.000 anos, a partir de outras bactérias do gêneroMycobacterium.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo.
A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo,laringe, os ossos e as articulações,[4] a pele (lúpus vulgar), os glânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. A tuberculose miliar consiste num