tuberculose
1. INTRODUÇÃO
Neste estudo será descrito a tuberculose, sendo abordado algumas noções importantes relacionada a doença, formas de contágio, tratamento, relação enfermeiro paciente quanto aos cuidados que devem ser realizados tanto em âmbito hospitalar quanto domiciliar.
1.2. OBJETIVO
Nosso objetivo é realizar um trabalho a qual falaremos sobre tuberculose
1.2.1 Objetivo geral
Explicar a tuberculose
1.2.2 Objetivo especifico:
Descrever sobre as formas de contagio da tuberculose
Explicar a ação do enfermeiro na tuberculose
Discorrer o tratamento para pacientes portadores da tuberculose
1.3. JUSTIFICATIVA
Há o abandono do tratamento, a Vigilância Epidemiológica das pessoas que convivem com o paciente tuberculoso, sendo que todas as pessoas que tiveram contato com ele durante o período de incubação e diagnóstico da doença devem ser avaliados por meio da anamnese e exame físico criterioso, com objetivo apontarem ou não sintomas da doença.
1.4. METODOLOGIA
Foram utilizados para este estudo pesquisas através do Google Academic e pesquisas em livros específicos de enfermagem. Foram considerados apenas sites em português.
2. TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de microbactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.
A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória,