tuberculose
O trabalho teve por objetivo estudar uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. A Tuberculose que é causada pelo Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 15.000 ou 20.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo. A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença.
O bacilo da tuberculose pode infectar também áreas do nosso organismo como, por exemplo: laringe os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os gânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo) causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa".
2 TIPOS DE TUBERCULOSE
A tuberculose não é uma doença exclusivamente pulmonar, isto é, que atinge apenas os pulmões. Ela também se manifesta em outros órgãos e, nesse caso, é chamada de tuberculose extrapulmonar e pode ocorrer nos sistema nervoso central, no sistema urogenital, ósteo-articular, ganglionar e oftálmica. Os sinais e sintomas associados a cada uma dessas localizações são variados e dependentes do órgão acometido e do estado imunológico do indivíduo.
2.1 Tuberculose Do Sistema Nervoso Central A tuberculose do sistema nervoso