Tuberculose
35, 45 milhões de pessoas infectadas no Brasil.
100 mil casos da doença por ano no Brasil
4 a 5 mil mortes por ano no brasil/
Atinge 30% da população mundial
2.8 milhões de morte por ano países em desenvolvimento
7.5 milhões de casos ano em países em desenvolvimento
40 mil mortes ano em países desenvolvidos
400 mil novos casos em países desenvolvidos por ano
Faixa etária entre 20 a 49 anos , varia com a expectativa de vida do pais segunda maior responsável por co-mortalidade HIV perde apenas para candidíase
Historia
A tuberculose teve seu primeiro relato por volta de 1839 por J. L. Schoenlein. A doença provavelmente era conhecida desde a Grécia Antiga.
A tuberculose se originou a partir do primeiro gado doméstico, foi quando originou também a varíola humana (não existia vacina). A tuberculose era chamada de peste cinzenta, conhecida pelos os Portugueses como tísica pulmonar ou doença do peito. É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch.
Mycobacterium tuberculosis
Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo-de-koch, é a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose. Foi descrita pela primeira vez em 24 de março 1882 por Robert Koch, que subseqüentemente recebeu O Premio Nobel de Fisiologia/ Medicina por esta descoberta em 1905. Seu genoma já foi seqüenciado.
Ela é uma micobactéria BAAR (bacilo álcool ácido resistente), parasita intracelular, aeróbia facultativo, que se divide a cada 16-20 horas. Este é um tempo relativamente longo comparado a outras bactérias que normalmente tem suas divisões contadas em minutos (por exemplo a E. coli pode-se dividir a cada 20 minutos aproximadamente). Ela é um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue se desenvolver quando se hospeda num organismo. Não cora pelo Gram, embora tenha uma parede