Tuberculose Pulmonar
A tuberculose pulmonar é uma infecção bacteriana contagiosa que afeta os pulmões, mas que pode se disseminar para outros órgãos.
Causa
A tuberculose pulmonar é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Você pode contrair tuberculose pulmonar ao inalar gotículas de ar provenientes de uma tosse ou um espirro de uma pessoa infectada. Essa é denominada tuberculose pulmonar primária.
Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas se recupera da infecção de tuberculose pulmonar primária sem mostrar mais evidências da doença. A infecção pode permanecer latente ou inativa
(adormecida) durante anos. No entanto, em algumas pessoas ela pode se manifestar novamente.
Sintomas
Os sintomas da tuberculose incluem tosse, perda de peso, dor no peito, falta de apetite, febre e sudorese noturna. A tosse pode persistir por semanas e pode produzir escarro com sangue.
Tratamento
O tratamento da tuberculose é feito com 4 drogas na fase de ataque (2 meses) do tratamento com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Na fase de manutenção (quatro meses subseqüentes) utilizam-se rifampicina e isoniazida. Este tratamento dura 6 meses e leva à cura da doença, desde que haja boa adesão ao tratamento com uso diário da medicação.
Prevenção
Existe uma vacina, chamada BCG, aplicada no primeiro mês de vida, que é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, principalmente nas crianças. Para previnir a doença é também muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para trata-los mais rapidamente, reduzindo a chance de contaminação do ambiente. É importante também que o doente, ao tossir e espirrar, tenha o cuidado de proteger a boca e o