Tuberculose pulmonar
Introdução pag.3
O que é a tuberculose pulmonar pag.4
Sintomas pag.5
Classificação da tuberculose pag.5
Exames de diagnostico pag.6
Papel do enfermeiro pag.7
Cuidados de enfermagem pag.8
Conclusão pag.12
Bibliografia pag.13
Introdução
A tuberculose é uma doença evitável que mata mais de dois milhões de pessoas por ano e infecta aproximadamente mais 8.8 milhões. Entre estes, 400.000 sofrem de tuberculose multirresistente (MDR-TB). O surto epidémico de tuberculose multirresistente, reuniu as três ameaças ao controlo da tuberculose: a propagação rápida, a co-infecção HIV e a resistência aos medicamentos. A mobilização dos enfermeiros é crucial para aumentar proporcionalmente a prevenção, os cuidados aos doentes e o tratamento.
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina médico-cirúrgica, no 2º ano da licenciatura em enfermagem com um intuito de entender a tuberculose pulmonar e esclarecer os cuidados de enfermagem relativos e esta patologia. Como alunos de enfermagem e futuros profissionais este tema revela-se de extrema importância, para que possamos contribuir para uma melhor prestação de cuidados.
O que é a tuberculose pulmonar?
A tuberculose pulmonar é uma doença infecciosa causada por um microrganismo chamado Mycrotacterium Tuberculosis, mais conhecido por bacilo de Koch. Normalmente afecta os pulmões, contudo pode espalhar-se através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença se possa desenvolver: cérebro, rins, ossos. Dissemina-se quando uma pessoa com tuberculose activa fala, tosse, espirra ou canta, pois caem gotículas pequenas que se evaporam, deixando núcleos de gotículas que permanecem indefinidamente suspensas no ar e são transportadas pelas correntes de