Tuberculose Pulmonar na tomografia
TÓRAX
SRNN
-FERNANDO OBRISTO
- R A FA E L C E L S O
-RENA PIROUPO
Introdução
A tuberculose no geral é causada por uma infecção chamada Mycobacterium tuberculosis ou
Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de microbactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Transmissão da Tuberculose
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que apresente baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
Método de Imagem
A radiografia do tórax é o método de imagem de escolha na avaliação inicial e no acompanhamento da tuberculose pulmonar. Na tuberculose primária a radiografia do tórax pode ser normal, embora pequenos nódulos periféricos possam estar presentes e não ser visualizados. A tomografia computadorizada de alta resolução do tórax pode sugerir fortemente atividade da doença, sendo particularmente útil nos pacientes com baciloscopias negativas e/ou radiografias indeterminadas, permitindo a instituição de tratamento adequado, antes mesmo do crescimento da microbactéria em meio de cultura.
Imagens
Raio - x e Tomografia Computadorizada
Cavidades com paredes espessas são observadas na maioria dos pacientes com tuberculose pulmonar na ocasião de seu diagnóstico Radiografia em PA demonstra o complexo primário da tuberculose e representado pelo polo parenquimatoso e linfonodal esquerdo. Em B, pulmão não fixado demonstrando o mesmo aspecto da radiografia do tórax
Forma pseudo tumoral da tuberculose. Em A, RX em PA demonstra opacidade de aspecto arredondado no segmento anterior do LSD. Em B, TCAR demonstra além da opacidade,