Tuberculose no brasil
Segundo expectativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 ocorreram 8,8 de novos casos de tuberculose no mundo,e o Brasil está entre os 22 paises que concentram 82% dos casos de turberculose no planeta. Apesar luta contínua contra a TB, a referida enfermidade permanece sendo um problema de saúde pública no muito importante no Brasil, sendo ela a terceira maior responsável pelos óbitos acarretados pela doença infecciosa e a primeira entre pacientes com AIDS no país.
A tuberculose é considerada como prioridade pelo governo federal do Brasil, e é contemplada em ações de saúde no país assim nos informa o boletim de saúde do primeiro semestre de 2012, sobre a tuberculose no Brasil e também nos mostram propostas e metas que visam a diminuição e até mesmo a erradicação da doença. Porém esta é uma longa caminhada, entretanto pesquisas e gráficos apontam uma diminuição de 15,9% da doença na última década e uma grande variação nos estados afetados com incidência constante da TB.
Apesar da TB ser uma doença de diagnóstico relativamente simples e curável existe uma concentração em determinados grupos, os quais são visados pelos programas com estratégias especificas a estes grupos, sendo eles a população indígena, portadores de HIV e hepatites virais. Entretanto para atingir tais metas propostas pelo MS, o Brasil precisa de pelo menos 15% de cura e 50% de diminuição do abandono do tratamento por pacientes infectados.
Frente à situação da tuberculose no Brasil, como um problema de saúde publica pode-se observar a preocupação do governo junto ao MS para minimizar os agravos e óbitos conseqüentes da doença. A partir de iniciativas de políticas publicas que possam efetivamente melhorar a qualidade de vida da população afetada, assim como ação de tratamento e principalmente educação para prevenção da doença, aspecto que deve ser considerado fundamental para êxito das metas propostas acima.
Diante do quadro ainda alarmante da tuberculose no