tsst
Curso: Técnico Superior de Segurança no Trabalho
Avaliação de Riscos
Módulo:______________________________________________________
Acção Nº:
Tânia Marques
Formador:____________________________________________________
Data: ____/____/____
Formando:____________________________________________________
Tema
Métodos de Avaliação de Riscos
Objectivos
Aplicação prática do método da matriz melhorada
Enunciado do Trabalho
1.
Com base no levantamento efectuado na empresa XPTO, faça uma avaliação de Riscos aplicando o método da matriz melhorada.
Descrição da atividade:
A XPTO é uma empresa situada na zona industrial de Aveiro e fazem parte dos quadros da empresa 26 funcionários (20 pessoas na produção, 4 administrativas e 1 gerente, 1 funcionária responsável pela limpeza). Na produção trabalham divididos em dois turnos de 8 horas (6h14h; 14h-22h). O principal processo produtivo da XPTO é o processamento de creolina. A produção é feita consoante as encomendas que chegam dos diversos clientes.
A produção da creolina consiste na mistura de resina e óleo a quente, numa caldeira a lenha, durante cerca de duas horas, momento em que se dá a junção da soda cáustica. Após a mistura destas três matérias-primas, esta é levada a arrefecer ao ar livre e engarrafada. O engarrafamento é efetuado através de uma máquina de enchimento que engarrafa e faz a marcação do lote da creolina. Finalmente é feito o embalamento da encomenda em caixas de cartão e carregado o camião.
Mod.For.075.00 1/ 6
- Preparação da Caldeira: a caldeira onde ocorre o processamento da creolina é a lenha, sendo a sua alimentação e ignição efetuada às 5.30h, manualmente por 1 dos funcionários antes da chegada do 1º turno.
Esta caldeira é constituída por um forno aberto, como se pode verificar na figura n.º 1, e um tanque onde se dá a mistura inserido nas paredes da caldeira figura n.º 2 e 3.
Fig. 1 Forno da Caldeira
Fig. 2 Caldeira
Fig.