Tsi/rugai
MEIOS PARA PROVAS DE IDENTIFICAÇÃO ÁGAR TSI – TRIPLO AÇÚCAR FERRO
Este meio contém três açúcares: 0,1%glicose, 1,0% lactose, 1,0% sacarose, vermelho de fenol para detecção da fermentação de carboidratos e sulfato de ferro para detecção da produção de sulfato de hidrogênio (indicado pela cor preta na base do tubo); A fermentação é indicada pela mudança da cor do indicador de pH de vermelho para amarelo. O ágar fundido é deixado solidificar, formando uma superfície inclinada; Essa configuração origina duas câmaras de reação dentro do mesmo tubo; A porção inclinada ou bico, exposta em toda sua superfície ao oxigênio atmosférico, é aeróbia. A porção inferior, denominada profundidade ou fundo, está protegida do ar e é relativamente anaeróbia; FUNÇÃO Diferenciar bacilos Gram negativos com base na fermentação de carboidratos, produção de sulfato de hidrogênio e gás.
MEIOS PARA PROVAS DE IDENTIFICAÇÃO PARA TESTE DE MOTILIDADE A bactéria é móvel flagelo; Flagelos ocorrem nos bacilos Gram negativos, poucas formas de cocos são móveis; FUNÇÃO Determinar se o microrganismo é o não móvel; Meios associados a outros testes: Meios SIM (Sulfato, Indol, Motilidade); MILI (Motilidade, Indol, Lisina); MIO (Motilidade, Indol, Ornitina) utilizados para testes enterobactérias;
Intepretação de entebactérias Identificação das enterobactérias Meios IAL ou Rugai Ápice LTD: reação positiva = verde garrafa; Sacarose fermentação: reação positiva = amarelo. Base Glicose fermentação: reação positiva = amarelo; Produção de gás: reação positiva = formação de bolhas; Hidrólise da uréia: