Tróia
Apoio:
Patrocínio:
Realização:
2
O ROUXINOL
Hans Christian Andersen
3
Contos de Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen nasceu em Odensae, em 2 de abril de 1805, e faleceu em Conpenhague em 1875. Autor de inúmeros contos infanto-juvenis, traduzido por todo o mundo. Considerado por muitos com o pai da Literatura
Infanto-Juvenil. Temos aqui uma seleção de seus melhores contos.
4
O ROUXINOL
COMO todos sabem, na China o Imperador é chinês, assim como são chineses todos aqueles que o rodeiam. Passaram-se muitos anos desde que aconteceu o que vou lhes contar, mas esta é mais uma razão para narrar a estória, a fim de que não seja esquecida.
0 palácio do Imperador era considerado a coisa mais bela do mundo inteiro; era todo feito com a porcelana mais fina, mais cara, mas ao mesmo tempo tão frágil, que só se poderia tocá-la com o maior cuidado.
5
No jardim existiam as flores mais extraordinárias; as mais bonitas tinham campainhas de prata presas nela, as quais repicavam continuamente, de maneira que era impossível passar por perto das flores sem fitálas.
Até os mínimos detalhes do jardim tinham sido dispostos com e, que o muita habilidade e ele era tão grande próprio jardineiro não sabia onde ele terminava.
Depois de muito caminhar pelo jardim, chegava-se a um grande bosque, onde havia árvores majestosas e lagos profundos. 0 bosque se estendia ate o mar, que era azul e profundo, permitindo que os barcos navegassem próximo à margem, por debaixo das árvores.
No meio destas vivia um rouxinol que cantava de maneira tão deliciosa, que até os pobres pescadores, ocupados em outras tantas coisas, se detinham para ouvi-lo, quando, à noite, cuidavam de suas redes repletas de peixe.
- Céus! Que coisa tão linda! - exclamavam.
Mas logo tinham que voltar ao trabalho e acabavam se esquecendo novamente do passarinho. E quando na noite seguinte o ouviam outra vez, soltavam a mesma exclamação.
Os viajantes