Três leis de Newton relacionadas ao futebol
1° lei de Newton – O principio da Inércia – No Futebol
Na ausência de força,um corpo em repouso continua em repouso,e um corpo em movimento continua em movimento em linha reta e com velocidade constante.
Ao relacionarmos a física do movimento da bola com a 1° lei de Newton podemos dizer que se a bola estiver parada ou em movimento,ela tende sempre a permanecer do jeito que esta, ou seja, se a bola estiver em movimento ela tende a continuar em movimento e se estiver parada tende a continuar parada.
2° lei de Newton – Relação entre Força e Aceleração - No Futebol
A acelerção que o corpo adiquire é diretamente proporcional a força que atua sobre ele e tem a mesma direção e o mesmo sentido desta força.
Ao relacionarmos o futebol com a 2° lei de Newton podemos dizer que a velocidade da bola esta relacionada ao tamanho da força que foi aplicada sobre ela, ou seja,quanto mas forte for o chute maior será a velocidade dabola.
3° lei de Newton – Ação e Reação - No Futebol
Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B, ou seja, para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.
Ao relacionarmos a 3° lei de newton ao futebol podemos dizer que com a força(ação) exercida sobre a bola,a bola exerce uma força contraria a essa(reação).
Isaac Newton foi um famoso cientista inglês, que desenvolveu diversos trabalhos ligados a áreas como matemática, física, astronomia e filosofia. Entre os feitos mais famosos de Newton, estão as três leis que foram publicadas em 1687. Estas leis são sobre as ações de força que alteram o estado do movimento e, por isso, estão diretamente conectadas com o futebol.
Todas as ações feitas em um campo de futebol, que vão desde as tentativas de defesa de um time até um chute na bola que irá gerar um gol, são resultados destas ações de força
A