Trângenico
Na propaganda do dicionário Aurélio, a expressão “bom pra burro” é polissêmica, e remete a uma representação do dicionário.Explique como o uso da expressão “bom pra burro” produz humor nessa propaganda.
A propaganda (causa) humor pois expressa que o dicionário Aurélio é direcionado a pessoas "burras", (bem como indica) que a expressão "bom pra burro" (...) (pode se relacionar a) algo muito bom.
Marlúcia S. Reis
(Unicamp 1992)
Ler adequadamente esta tira significa entender o que está subentendido no enunciado de Stock ("eu também") e perceber que no último quadrinho existe a possibilidade de tal enunciado ser interpretado de duas maneiras diferentes:
a) Quais são as duas maneiras possíveis de interpretar o enunciado de Stock no último quadrinho?
(Uma interpretação possível) é a de que (Stock) também fazia sexo com alguma mulher. E a outra maneira de se interpretar é a de que ele fazia sexo com Bete Speed, noiva de seu amigo Wood.
Brian
b) Qual a palavra da fala de Wood que é fundamental para que a última fala de Stock possa ser interpretada de duas maneiras?
A palavra "minha", porque é um pronome possessivo, que indica "propriedade", (ou seja, a noiva de Wood).
Carolina Barbosa Leite da Cruz
c) Levando-se em conta os padrões morais de nossa sociedade, qual das duas maneiras de entender a última fala de Stock provoca o riso do leitor?
A maneira que mais causa riso no leitor é a de que Stock teria feito sexo com a noiva de Wood, já que os dois personagens da tirinha aparentam ser grandes amigos.
Marlúcia S. Reis
(Unicamp 1992)
Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que lê. Um bom exemplo é o trecho que segue, no qual há duas ambigüidades, uma decorrente da ordem das palavras e a outra, de uma elipse de sujeito.
O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia