trtabalho
MANAQUIRI/AM
02/06/2014
AMANDA RODRIGUES FREIRE
DIEMERSON DO VALE
RADIJANE AMARAL
RAIMUNDO NOGUEIRA
RAYANE ALMEIDA
SUENNI THÁUA DA SILVA FREIRE
TATIANE PATRICIA BARBOSA
HIGIENE INDIVIDUAL E COLETIVO
Trabalho apresentado ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, no Curso Técnico em Enfermagem, para a obtenção de nota na disciplina Educação na Saúde ministrada pela Professora Enfª Ingrid Sena Braga.
MANAQUIRI/AM
02/06/2014
INTRODUÇÃO: Higiene tem como significado: limpeza, asseio, também uma relação entre ser humano e meio ambiente, com relação à preservação da saúde. Existem alguns tipos de higienização: a individual (banho, cabelos, unhas e mãos, boca, dentes e vestuário); coletiva: saneamento básico, água, esgoto, lixo, vetores; a mental (equilíbrio, costumes morais e sociais); do trabalho (riscos físicos, químicos e biológicos) e ambiental (limpeza de móveis, utensílios e estrutura). Profilaxia é a utilização de meios que evitem doenças ou contágios. As medidas profiláticas interrompem a interação entre o agente causador da doença e o organismo. Algumas doenças sujeitas à profilaxia são hepatite, verminoses, DSTs e infecções hospitalares. Higiene e a Profilaxia são intimamente ligadas; a higienização evita a transmissão e/ou contágio por agentes infectocontagiosos, logo é uma medida profilática.
HIGIENE PESSOAL, COM SIMPLES CUIDADOS VOCÊ JÁ VÊ A DIFERENÇA!
De acordo com a definição encontrada no dicionário, higiene é a parte da medicina que trata da conservação da saúde. Ou seja, trata sobre a prevenção das doenças. Na prática, consiste no uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos.
As técnicas de manutenção e preservação do bem estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo, recebe o nome de